Na era da Transformação Digital. Por onde começar ?

Estamos em plena era da Transformação Digital, onde as empresas e os negócios caminha para a digitalização plena dos processos, isso significa em tese maior velocidade, eficiência e produtividade.

Este processo foi muito acelerado devido a Pandemia da “Covid 19”, onde muitas empresas tiveram que digitalizar seus processos principais, e muitas delas também foram para as nuvens, deixando para trás o velho “Servidor de dados”.

Um bom exemplo são as empresas de alimentação que tiveram que fazer entregas (delivery), onde muitas acabaram indo plataformas de mercado, como o “iFoods”, que já tinha todo processo de recebimento de pedidos e entregas todo digitalizado, e integrado com o cliente final via aplicativo Mobile.

A área industrial passa por um movimento forte de digitalização, com uso de Inteligência artificial, movimento este também chamado de “Indústria 4.0”, onde as fábricas passam por um processo intenso de automatização, com uso de Robôs adaptativos ou inteligentes integrados a equipamentos e ao backoffice de gestão, e outro fato é que estas fábricas praticamente não tem operador humano ou tem muito pouco, ou seja, hoje a indústria automobilística emprega bem menos do que a 20 anos atrás.

Isso é bom ou é ruim ? Parece ser ruim por eliminar vários postos de trabalho, mas o que está ocorrendo de fato é uma migração de trabalhadores mais “braçais” por técnicos mais especializados, pois hoje existe uma falta enorme de profissionais na área de tecnologia, e os trabalhados operacionais do ramo industriais estão migrando para a área de serviços que é onde estará o maior volume de empregos nos próximos anos.

É muito difícil de projetar o amanhã deste processo de Transformação Digital, pois estamos justamente no “olho do furacão”, com surgimento de várias tecnologias disruptivas, que estão mudando drasticamente a forma das empresas fazerem negócios. Difícil de acompanhar, mais difícil ainda de prever o futuro.

O que fazer então ? Antes de mais nada, é importante olhar para dentro da organização e entender qual o potencial de promoção de mudanças e evolução dos processos internos, e até onde a empresa pode chegar, sendo que isso tem muito a haver com a cultura da empresa. Ao tentar acelerar além do que a empresa consegue absolver pode haver uma ruptura operacional, com risco do negócio sucumbir.

Olhar para a cultura e a capacidade interna de mudanças fazem parte deste processo, onde derrepente a solução seja dar um passo para traz e focar num mercado de nicho, ou ir para um mercado mais amplo, mas mais competitivo, neste caso, preparação é tudo.

Mas ficar parado certamente não é uma opção, é preciso avançar no na digitalização dos processos, mesmo que não seja amplo, ou mesmo que não se chegue ao ideal, mas que de condições da empresa continuar competindo no curto-médio prazo. O longo prazo, de fato, poderá que ficar para depois, ou seja, melhor um passo não tão longo, mas bem dado.

Se olharmos para o que está acontecendo lá fora bate um desespero, mas se olharmos para o mercado em volta bate uma sensação de conforto, mas jamais de acomodação. É preciso olhar para o futuro do seu negócio e o caminhar dos seus concorrentes, e com isso definir a velocidade da mudança, mas jamais deixar para começar mais tarde, pois o momento é agora, porque depois já será tarde.

Se os seus concorrentes não estão pensando ou se movimentando em direção à Transformação Digital, encare isso como uma grande oportunidade de sair na frente, e garantir o seu espaço no novo mercado que já está sendo construido.

Empresa de Sistemas ERP, como a AOKI INOVA já vem se preparando para este novo cenário, onde a plataforma tradicional dos sistemas ERPs precisam ser revistas para incluir ferramentas de Inteligência Artificial e servidores WEB para comunicação via API, pois é fato que o ERP é o motor principal de gestão das empresas, e por isso precisa se integrar a unidades de operação e fabricação, assim como a outros softwares especializados.

Para tanto, estar em Cloud é um requisito imprescindível, mais do que isso precisa ser uma estrutura segura, escalável, flexível, e de alta performance. Alias o ítem segurança é um dos pontos mais importantes, principalmente com o advento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), e por conta de todos os riscos que o mundo digital oferece.

A ida da AOKI para o Cloud da ORACLE, a qual, está hoje entre os 3 maiores players de Soluções Cloud a nível mundial, foi uma decisão necessária e providencial, pois criou condições de evoluir ainda mais a plataforma “E2”, dentro de um ambiente mais moderno e confiável. Além disso, a AOKI desenvolveu uma plataforma própria, o E2CS (E2 Cloud Solution), mais escalável, mais seguro, e com balanceamento de carga (Load Balancing), o que resulta em mais segurança, performance e escalabilidade.

Enfim, como dito, parar não é uma opção, acelerar é mandatório para sobrevivência, e inovar é a maior fonte de energia que move a empresa e os colaboradores rumo ao futuro, futuro este que precisa se construído gradativamente, e continuamente sem parar.

Vamos em frente !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *